segunda-feira, agosto 14, 2006

Ringue de Drosófilas

Vocês lembram das aulas de biologia, aquelas mosquinhas da fruta que cientista adora usar em seus estudos, as Drosófilas , nome cintífico Drosophila melanogaster? Então, desta vez as coitadas estão sendo instrumento de estudo da agressividade animal. Esses pesquisadores 'bitolados' conseguiram produzir em laboratório moscas mais agressivas, selecionando os machos mais agressivos durante algumas gerações pode-se conseguir exemplares cerca de 30 vezes mais agressivas do que as primeiras gerações!

O mais interessante de isso tudo é ver as moscas brigando!!!, muito louco! SHUAHSUAHSUAH



"[...]Para produzir a linhagem agressiva, os pesquisadores usaram uma técnica que nada deveria à dos antigos romanos na seleção dos seus gladiadores. Assim como os combatentes do Coliseu, as mosquinhas foram colocadas em "arenas". Vinte pares de machos eram postos em arenas separadas. Os machos mais agressivos eram selecionados e se reproduziam com fêmeas escolhidas ao acaso.

[...]

É muito simplista dizer que há um "gene da agressividade", ou de qualquer outro comportamento animal, seja ele ligado à gula, ao homossexualismo ou à admiração de pinturas.

Mas, em seres menos complexos, um ou mais genes podem ter papel predominante. No caso da Drosophila melanogaster, um dos oitenta genes, o Cyp6a20, na versão mutante, foi o que teve o maior efeito sob o comportamento agressivo. Mesmo em drosófilas, a interação com outros genes e com o ambiente deve ser complexa."

[para saber mais]

*************

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Home

Subir ao Topo